-
Arquitetos: DDAA
- Área: 74 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:NewColor inc., Kenta Hasegawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. NOT A HOTEL ANYWHERE é um projeto experimental que começou com um pedido para projetar uma nova forma de viver, mais móvel e independente de localização, a partir de trailers vintage. Em resposta ao pedido do cliente, que desejava desenvolver cinco veículos para alugar, propusemos criar espaços habitáveis usando cinco veículos, cada um equipado com apenas uma função, como um quarto ou carro de estudo. Nossa ideia era oferecer uma forma de viver mais gratificante do que as casas convencionais, na qual alguém pudesse escolher um veículo conforme necessário e levá-lo em uma viagem sem estar preso a uma localização específica.
Dois dos cinco veículos maiores reformados desta vez foram fabricados pela Spartan e os outros três foram trailers de acampamento fabricados pela Airstream. Para os cinco veículos, selecionamos funções que são difíceis de obter localmente - um banheiro, cozinha, sunakku, ou "snack bar" (descrito com mais detalhes posteriormente) e funções altamente privativas - um quarto e um estudo - e os reconfiguramos para uso nos veículos. Uma sala de estar maior proporciona mais luxo. Montar uma lona entre os veículos cria uma espaçosa sala de estar ao ar livre onde é possível incorporar o ambiente ao redor onde quer que se vá. Em dias chuvosos, o veículo de quarto grande substitui a sala de estar.
Como o projeto é baseado em mobilidade, ele não tem um local específico. Também queremos que os usuários desfrutem de diferentes paisagens do destino a todo momento. Sentimos que uma condição contraditória caracteriza este projeto: ele requer um design universal adaptável a diversos ambientes enquanto abraça a singularidade de lugares ainda a serem vistos. Para permitir uma visão de 360 graus pelas janelas em qualquer ambiente, alternamos os materiais entre as partes superior e inferior do trailer, concentrando todas as funções necessárias em cada trailer na parte inferior, que não interfere nas janelas, para que nenhum volume funcional apareça acima da altura da cintura. As peças de mobiliário que inevitavelmente se projetam na parte superior do trailer são todas projetadas com materiais transparentes ou de volume reduzido. Para evitar criar contrastes excessivos nas carcaças externas, mantivemos a textura existente do trailer vintage sempre que possível, adicionando modificações mínimas, como impermeabilização.
Entre as funções, sunakku, um tipo de bar que floresceu na era Showa e ainda faz parte da cultura noturna única do Japão, também foi fornecido a pedido enfático do cliente. O sunakku, com sua decoração distintiva, é um local de intercâmbio animado, onde a anfitriã/anfitrião interage com os clientes no balcão, e os clientes desfrutam de conversas e karaokê. Nosso design para o snack bar inclui banquetas altas estofadas em veludo, um monitor de karaokê e materiais sólidos com aparência luxuosa para dar a ele uma atmosfera de sunakku.
Precisávamos considerar como colocar as funções necessárias em cada quarto e simultaneamente atender a todos os requisitos para os veículos dirigirem em vias públicas, como instalar placas de identificação. Cada veículo possui caixas de rodas em forma de caixa que funcionam como protetores contra respingos, que se projetam para o interior. Criamos maneiras de camuflar as caixas de rodas para que fiquem imperceptíveis. No Quarto 2, por exemplo, uma cama grande é colocada para cobrir as caixas de rodas, resultando em um projeto de piso não afetado pelas restrições estruturais do veículo.
Um dos principais desafios no planejamento de um estilo de vida móvel e sem restrições é a infraestrutura. As especificações dos equipamentos necessários para viver, como eletricidade e água, variam muito dependendo do número de ocupantes. Portanto, decidimos organizar as condições de infraestrutura para que três famílias com oito membros possam viver juntas sem paciência ou estresse desnecessários o máximo possível. Também analisamos a possibilidade de ser completamente off-grid. Mas se quiséssemos usar painéis solares, geração de energia no local ou outra infraestrutura descentralizada autônoma em vez de depender da infraestrutura pública para abastecimento de água, drenagem e eletricidade, precisaríamos fortalecer os equipamentos a ponto de precisarmos de um veículo de infraestrutura separado além dos trailers. Isso tornaria a viagem difícil, negando o propósito original deste projeto. No final, adotamos um sistema que pode se conectar temporariamente à infraestrutura existente, usando um local em Aoshima, na província de Miyazaki, com o mar aberto em frente como acampamento base, mantendo a compatibilidade off-grid.